Questões de Currículo e Diversidade

A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

Conteúdos, códigos e práticas são elementos essenciais da estrutura do currículo, sendo os códigos oriundos das concepções epistemológicas e opções políticas que embasam o currículo da escola.








A respeito do currículo da escola, julgue o item subsecutivo.

A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social.








Questão: 213339
Banca: IDECAN Prova: Professor - Ensino Religioso Ano: 2016
Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170‐1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. Por currículo escolar entende‐se todas as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem às quais os alunos passam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa prática, visto que cada escola está inserida em um contexto, seja temporal ou regional. Considerando os tipos de currículos (real, oculto e previsto), analise as afirmativas a seguir. 

I. Currículo __________ é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros Curriculares Nacionais.

II. Currículo __________ é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no Projeto Político‐Pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores.

III. Currículo __________ são as influências externas e internas que afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos, percepções, mas que não são oficiais, ou seja, não se encontram documentados em papel.

Assinale a alternativa que completa corretamente e sequencialmente as afirmativas anteriores.


O processo de inclusão escolar pode prever como uma das metodologias a individualização do ensino, através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. No entanto, deve-se evitar
Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada: 
Em se tratando de políticas inclusivas e participação de estudos de revisão de currículo e programas de ensino, há que se pensar em adequações curriculares que venham como respostas curriculares à diversidade e respeito às diferenças individuais. Uma sociedade democrática, em que os princípios de igualdade e diversidade são patamares sobre os quais as instituições educativas constroem seus currículos, as adaptações curriculares são consideradas, EXCETO:
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.









Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

As orientações, o modelo de educação e a seleção de conteúdos refletem-se no currículo da instituição.









Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam em conta esses conceitos, é correto afirmar: 
Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de 2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Esse princípio NÃO requer: