Questões de Teorias curriculares

Questão: 213293
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Questão: 213358
Banca: IDECAN Prova: Professor - Ensino Religioso Ano: 2016
Algumas teorias sobre o currículo apresentam‐se como teorias tradicionais, procuram ser neutras, enquanto outras, chamadas teorias críticas e pós‐críticas, argumentam que nenhuma teoria é neutra ou desinteressada, mas que implica relações de poder e demonstra a preocupação com as conexões entre saber, identidade e poder. As diferentes teorias do currículo se diferenciam, inclusive, pela ênfase que dão à natureza da aprendizagem, do conhecimento, da cultura, da sociedade, enfim, à natureza humana. Considerando as teorias citadas, relacione‐as adequadamente com suas respectivas características.

1. Teoria tradicional.

2. Teoria crítica.

3. Teoria pós‐crítica.

(     ) As relações de gênero constituem um dos enfoques mais presentes nesta teoria, que questionam, não apenas as desigualdades de classes sociais.

(     ) Preocupam‐se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existe uma ligação entre educação e ideologia.  

(     ) Procura ser científica e objetiva, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

(     ) Esta teoria faz análise do currículo multiculturalista que destaca a diversidade das formas culturais do mundo contemporâneo. O multiculturalismo, mesmo sendo considerado estudo da antropologia, mostra que nenhuma cultura pode ser julgada superior a outra.  

(     ) A tarefa dos especialistas em currículo, nesta teoria, consiste em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitam que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar instrumentos de medição para dizer com precisão se elas foram aprendidas.  

(     ) As bases desta teoria são estudos sociológicos, filosóficos e antropológicos, sendo as ideias de Marx bastante marcantes. A partir dessas ideias, o currículo passou a ser um espaço de poder, um meio pelo qual é reproduzida e mantida uma ideologia dominante, podendo também ser um espaço de construção, de libertação e de autonomia.

A sequência está correta em


Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada: 
Questão: 214585
Banca: IF-SC Prova: Professor - Administração Ano: 2015
Leia o texto.

“Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo" (CORAZZA, 2002, p.14).

Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima. 
 “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito."

In: VEIGA NETO, ALFREDO. De Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças.2002.p.7.

Considerando a concepção de currículo apresentada no texto acima, é errado afirmar que: 
Questão: 214845
Banca: CESPE Prova: Analista Judiciário - Pedagogia Ano: 2015
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue o item seguinte.

A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão do atendimento, por este, das necessidades de todas as disciplinas de forma individual.









Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.









Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de interações sociais e culturais.









Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.









Sobre os aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas, indique a alternativa INCORRETA.