Questões de Educação e Filosofia

Ao examinar os fundamentos da educação, não se pode deixar de considerar os conhecimentos elaborados pela filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. 
O processo de ensino-aprendizagem que defende uma integração dialética entre instrução e educação está associado à ideia de que igual característica existe entre ensinar e aprender. Essa relação remete ao entendimento de que o processo tem uma estrutura composta por elementos estreitamente inter-relacionados: aluno; professor; problema; objetivo; conteúdo; métodos; e recursos. Nesse contexto, os métodos devem responder à seguinte pergunta: 
A família é um sistema vivo inserido em outros sistemas, figurando a sociedade como um suprassistema. Certamente, nenhum sistema se basta por si só, pois existe uma interdependência constante e permanente entre os sistemas vivos existentes. Isto significa dizer que:
Questão: 214744
Banca: CESPE Prova: Analista Judiciário - Pedagogia Ano: 2015
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem. 









Questão: 264939
Banca: FUNRIO Prova: Pedagogo Ano: 2014
O Trabalho é necessário para o ser humano; é o ato de agir sobre a natureza, adaptando as necessidades humanas. O homem, para continuar existindo, precisa estar continuamente produzindo sua própria existência através do trabalho. Isto faz com que a vida do homem seja determinada pelo modo como ele produz sua existência, sendo o ponto de partida para humanização do ser social.

O Trabalho, nas instituições de ensino, com o foco na escola, onde se trabalha com o conhecimento de forma significativa, crítica e criativa, o trabalho pedagógico representa a finalidade da práxis educativa.

Este tipo de trabalho – o pedagógico - requer tanto a atividade do professor como a do discente, uma vez que a aprendizagem, desenvolvida a partir de um contexto social real, depende, aprioristicamente, da ação... 
Questão: 273170
Banca: FGV Prova: Analista Ano: 2016
Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos métodos de gestão e os avanços tecnológicos têm ocasionado novas formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo. São exemplos de impactos dessa nova organização do trabalho sobre a educação dos trabalhadores: 
Questão: 213278
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Questão: 213551
Banca: IDECAN Prova: Especialista Ano: 2016
Assinale a alternativa correta.
Analise os trechos correlatos.
I.González Rey (2001) nos leva a uma reflexão que rompe com o sistema tradicional de ensino de que ensinar e aprender são relações de mão única (o professor ensina, ou seja, transmite o conteúdo e o aluno decora esse conteúdo sem questionar e discutir); o mesmo autor nos propõe a ideia de que a sala de aula não é simplesmente um cenário relacionado com os processos de ensinar e aprender. Nela aparecem, como constituintes de todas as atividades aí desenvolvidas, elementos de sentido e significação procedentes de outras zonas de experiência social, tanto de alunos quanto de professores. Sabemos que cada um constrói sua história, vivencia fatos, experiências coletivas e individuais."
                                                                 PORTANTO
II. “A sala de aula é o lugar em que há uma reunião de seres pensantes que compartilham ideias, trocam experiências, contam histórias, enfrentam desafios, rompem com o velho, buscam o novo, enfim, há pessoas que trazem e carregam consigo saberes cotidianos que foram internalizados durante sua trajetória de vida, saberes esses que precisam ser rompidos para dar lugar a novos saberes. O aluno precisa se apropriar das informações que circulam nos meios sociais e culturais para transformá‐las em conhecimento. Não podemos perder de vista que essas informações deveriam fazer sentido para a vida desse sujeito, para que ele possa ser articulado com suas ações, seus objetivos e seus sonhos e outras aspirações que tenha."
“A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga.

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.
De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.