Questões de Concepções de mundo, homem e educação

Ao examinar os fundamentos da educação, não se pode deixar de considerar os conhecimentos elaborados pela filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. 
O processo de ensino-aprendizagem que defende uma integração dialética entre instrução e educação está associado à ideia de que igual característica existe entre ensinar e aprender. Essa relação remete ao entendimento de que o processo tem uma estrutura composta por elementos estreitamente inter-relacionados: aluno; professor; problema; objetivo; conteúdo; métodos; e recursos. Nesse contexto, os métodos devem responder à seguinte pergunta: 
A família é um sistema vivo inserido em outros sistemas, figurando a sociedade como um suprassistema. Certamente, nenhum sistema se basta por si só, pois existe uma interdependência constante e permanente entre os sistemas vivos existentes. Isto significa dizer que:
Questão: 214744
Banca: CESPE Prova: Analista Judiciário - Pedagogia Ano: 2015
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem. 









Questão: 264939
Banca: FUNRIO Prova: Pedagogo Ano: 2014
O Trabalho é necessário para o ser humano; é o ato de agir sobre a natureza, adaptando as necessidades humanas. O homem, para continuar existindo, precisa estar continuamente produzindo sua própria existência através do trabalho. Isto faz com que a vida do homem seja determinada pelo modo como ele produz sua existência, sendo o ponto de partida para humanização do ser social.

O Trabalho, nas instituições de ensino, com o foco na escola, onde se trabalha com o conhecimento de forma significativa, crítica e criativa, o trabalho pedagógico representa a finalidade da práxis educativa.

Este tipo de trabalho – o pedagógico - requer tanto a atividade do professor como a do discente, uma vez que a aprendizagem, desenvolvida a partir de um contexto social real, depende, aprioristicamente, da ação... 
Questão: 273170
Banca: FGV Prova: Analista Ano: 2016
Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos métodos de gestão e os avanços tecnológicos têm ocasionado novas formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo. São exemplos de impactos dessa nova organização do trabalho sobre a educação dos trabalhadores: