Questões de Visão Holística da Educação

Questão: 214597
Banca: IF-SC Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Leia a metáfora “Currículo do nadador", de Jacques Busquet (1974 apud PEREIRA, 1999, p. 112), ao descrever o “curso de preparação de nadadores":

Imagine uma escola de natação que se dedica um ano a ensinar anatomia e fisiologia da natação, psicologia do nadador, química da água e formação dos oceanos, custos unitários das piscinas por usuário, sociologia da natação (natação e classes sociais), antropologia da natação (o homem e a água) e, ainda, a história mundial da natação, dos egípcios aos nossos dias. Tudo isso, evidentemente, à base de cursos enciclopédicos, muitos livros, além de giz e quadro-negro, porém sem água. Em uma segunda etapa, os alunos-nadadores seriam levados a observar, durante outros vários meses, nadadores experientes; depois dessa sólida preparação, seriam lançados ao mar, em águas bem profundas, em um dia de temporal (PEREIRA, 1999, p. 112). 

Estabeleça a relação entre a metáfora acima e a concepção tecnicista que permeou o processo de formação de docente e marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).

( ) A formação de professores fundamentada na concepção tecnicista caracteriza-se pela mobilização de diferentes técnicas, pois o conhecimento não se adquire somente olhando ou contemplando a prática de outro profissional, mas refletindo.

( ) A formação de professores é marcada pela racionalidade técnica, a partir da qual o conceito de prática passa a ser entendido como desenvolvimento de habilidades instrumentais para o exercício da docência.

( ) O processo de formação docente fundamentada na concepção tecnicista visa primordialmente à integração do saber e o fazer.

( ) A formação de professores pautada na concepção tecnicista ora se caracterizou pelo desenvolvimento de habilidades instrumentais, ora pela repetição de modelos descontextualizados.

( ) No processo de formação docente, a concepção tecnicista está fundamentada na repetição de modelos enfatizando a relação teoria e prática.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo
 “Ultimamente, a grande imprensa tem publicado matérias a respeito da educação, nas quais têm aparecido certas imagens das práticas costumeiras do ensino nas escolas brasileira. Nesse discurso da grande imprensa – um dos mecanismos de construção do senso comum na sociedade contemporânea – , os termos tradicional e tradição, quando aplicados às práticas escolares, adquirem ou exprimem significados diversos."

In: Cordeiro, Jaime Francisco Parreira, Unesp, 2002. P. 13/14.

Com relação ao enfoque tradicional da didática nas práticas pedagógicas, podemos dizer que:
Questão: 214744
Banca: CESPE Prova: Analista Judiciário - Pedagogia Ano: 2015
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem. 









Questão: 218912
Banca: VUNESP Prova: Professor - Educação Física Ano: 2014
De acordo com a obra O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade, é correto afirmar que, para avançar, a Educação Popular (EP) precisa
Questão: 219702
Banca: COPEVE-UFAL Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2014
Brandão (2007), ao conceituar Educação, utiliza uma série de argumentos tratando-a da sua essência. No que toca à transição histórica da educação vivida na sua essência para a educação no âmbito escolar, considera-se o seguinte: