Questões de Concepções de Educação Infantil

Assinale a alternativa correta.
Analise os trechos correlatos.
I.González Rey (2001) nos leva a uma reflexão que rompe com o sistema tradicional de ensino de que ensinar e aprender são relações de mão única (o professor ensina, ou seja, transmite o conteúdo e o aluno decora esse conteúdo sem questionar e discutir); o mesmo autor nos propõe a ideia de que a sala de aula não é simplesmente um cenário relacionado com os processos de ensinar e aprender. Nela aparecem, como constituintes de todas as atividades aí desenvolvidas, elementos de sentido e significação procedentes de outras zonas de experiência social, tanto de alunos quanto de professores. Sabemos que cada um constrói sua história, vivencia fatos, experiências coletivas e individuais."
                                                                 PORTANTO
II. “A sala de aula é o lugar em que há uma reunião de seres pensantes que compartilham ideias, trocam experiências, contam histórias, enfrentam desafios, rompem com o velho, buscam o novo, enfim, há pessoas que trazem e carregam consigo saberes cotidianos que foram internalizados durante sua trajetória de vida, saberes esses que precisam ser rompidos para dar lugar a novos saberes. O aluno precisa se apropriar das informações que circulam nos meios sociais e culturais para transformá‐las em conhecimento. Não podemos perder de vista que essas informações deveriam fazer sentido para a vida desse sujeito, para que ele possa ser articulado com suas ações, seus objetivos e seus sonhos e outras aspirações que tenha."
São princípios que devem ser respeitados na Educação Infantil: 



I. A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.


II. O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.


III. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.


IV. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.


É correto o que se afirma em: 


Questão: 216037
Banca: IMA Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2015
Acerca da concepção do educar na educação infantil, marque a alternativa INCORRETA.
O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(   ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.

(   ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.

(   ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.

(   ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.


A sequência correta é:


Questão: 268096
Banca: KLC Prova: Educador Infantil Ano: 2012
 Pode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar:  
Questão: 270212
Banca: CONSULPLAN Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2010
Construir uma proposta pedagógica para a Educação Infantil significa:

I. Além de contemplar o educar, cuidar e brincar, as ações pedagógicas para auxiliar crianças contemplam também princípios éticos, políticos e estéticos e são desenvolvidas com autonomia pelas instituições a partir das orientações legais.

II. A elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das propostas pedagógicas seguem os princípios de participação, compromisso, contextualização, historicidade, unidade, intencionalidade, consistência coerência, provisoriedade e organização.

III. Adotar posturas condizentes para o desenvolvimento das capacidades cognitivas o quanto antes, para que as crianças possam ir aos poucos, adaptando-se às necessidades da sociedade vigente.

IV. Respeitar o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na escolha das concepções, das metodologias e das estratégias pedagógicas.

Estão corretas apenas as afirmativas: