Questões de Educação e Ludicidade

Questão: 212841
Banca: NC-UFPR Prova: Docente I Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Educação Infantil , Educação e Ludicidade ,

Analise a tira a seguir.

(Fonte: deposito-de-tirinhas.tumblr.com)


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.
Questão: 212851
Banca: NC-UFPR Prova: Docente I Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Educação Infantil , Educação e Ludicidade ,

Analise a tira a seguir.

(Fonte: deposito-de-tirinhas.tumblr.com)


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.
Questão: 214258
Banca: Prefeitura de Betim - MG Prova: Professor de Educação Básica dos anos iniciais Ano: 2015
Disciplina: Pedagogia Assunto: Educação Infantil , Educação e Ludicidade ,

A autonomia das escolas se concretiza no equilíbrio entre autoridade e responsabilidade em todos os níveis do sistema, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a construção da autonomia das escolas implica

I. a eliminação dos regulamentos e normas, deixando as escolas livres para definir os rumos de sua própria ação.

II. o conhecimento das diretrizes legais da educação por parte dos profissionais da escola para identificar seu espaço de liberdade e orientar as decisões locais de forma compatível com o sistema.

III. o desenvolvimento da capacidade local de leitura da realidade e de formulação de metas e projetos de ação.

IV. a descentralização do poder decisório, superior à própria organização anterior do sistema escolar.

É CORRETO o que se afirma em

Sobre os objetivos dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(   ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.

(   ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.

(   ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.

(   ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.


A sequência correta é:


Questão: 219699
Banca: COPEVE-UFAL Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia Assunto: Educação Infantil , Educação e Ludicidade ,
Dos itens acima verifica-se que está(ão) correto(s)
Na dimensão "multiciplicidade de experiências e linguagens", dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009), dentre os diversos indicadores destaca-se o indicador "crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo". Considera-se como seus indicadores específicos:

I. as crianças são atendidas com aceitação, acolhimento e de imediato pelas professoras diante de suas necessidades fisiológicas;

II. as professoras acompanham as primeiras manifestações da sexualidade da crianças;

III. as crianças são ensinadas a cuidarem de si mesmas e do seu próprio corpo;

IV. há consideração, na instituição, do ritmo específico da aprendizagem do controle dos esfíncteres pela criança.
Questão: 267456
Banca: AOCP Prova: Assistente de Alunos Ano: 2013
Disciplina: Pedagogia Assunto: Educação Infantil , Educação e Ludicidade ,
A família tem sua participação, na escola, bastante restrita. Ela poderia atuar mais ampla e efetivamente, de forma crítica, se ocupasse outros espaços como :