Questões de Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor

Questão: 213481
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
Analise as afirmativas a seguir acerca do brincar.

I. É importante favorecer a imersão da criança nas culturas infantis ancestrais e contemporâneas, nas culturas locais e universais, problematizando‐as, ressignificando‐as e, assim, favorecer que as crianças possam aprender brincando.

II. O jogo é propriedade psicológica do adulto e não da criança que está, efetiva e integralmente em ação cognitiva e emocional.

III. O jogo é atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criança no processo de experimentar a atividade lúdica proposta no contexto educativo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre os objetivos dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
O período que marca a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, social e motor da criança. Neste sentido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


(   ) Nesse período, é necessário ver a criança como um ser fragmentado que se desenvolve mediante a capacidade de armazenar e acumular informações.

(   ) Na infância, se faz necessário o envolvimento da criança com as atividades envolvendo o movimento, o viver o brinquedo, sentir as emoções do jogar, arriscar-se, experimentar e conseguir.

(   ) Na Educação Infantil, as possibilidades de trabalho do professor devem estar voltadas para a vinculação do movimento com intenções, raciocínio e planos de ações elaborados, em que são utilizadas atividades com significado, com o concreto, com o real, com o interesse daquele que é o foco do trabalho, ou seja, o aluno.

(   ) Na Educação Infantil, os jogos devem ser um passatempo para a criança e não uma rotina, pois é necessário nos primeiros anos da infância, a aquisição de comportamentos relativos à rotina rígida.


A sequência correta é: