Questões de Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias

Questão: 212894
Banca: IF-PE Prova: Assistente de Alunos Ano: 2016
A atitude do personagem Calvin, no TEXTO 07, pode ser interpretada como provocada pelo medo de ser agredido. A violência escolar compreende um problema atual vivenciado por muitas escolas; o enfrentamento do bullying, neste contexto, se apresenta como uma das preocupações existentes no campo de atuação do assistente de alunos em instituições de ensino. Sobre o fenômeno bullying, é CORRETO afirmar que 


Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue o item subsequente.

Os componentes curriculares de letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática fazem parte do conteúdo do livro didático da modalidade EJA.








Questão: 213302
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue o item subsequente.

Paulo Freire, pedagogo pernambucano, foi o maior expoente brasileiro na luta pela educação de adultos. Seu método, que serve de guia para a formação dos educadores desse segmento social, recomenda o uso de temas geradores, que são assuntos do cotidiano dos educandos, para acender nos alunos outras formas de pensar, fazer e agir.








Acerca da educação de jovens e adultos (EJA), julgue o item subsequente.

No Brasil, ainda há uma quantidade significativa de cidadãos com pouca ou nenhuma escolaridade. Nesse sentido, a EJA atende a parcela da população acima de dezoito anos de idade que não completou quatro anos de estudos escolares.








A modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) significa, no contexto brasileiro, o resgate de uma dívida social para com o cidadão que não estudou na idade própria. Essa defasagem educacional mantém e reforça a exclusão social, privando largas parcelas da população ao direito de participar dos bens culturais, de integrar-se à vida produtiva e de exercer sua cidadania. Assim, o poder público tem a responsabilidade de estimular e viabilizar o acesso e a permanência do trabalhador na escola, proporcionando-lhe oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica afirmam que os cursos de EJA devem pautar-se pela
O trabalho com adolescentes exige do docente a produção de pautas interacionais pertinentes, ou seja, adequação dos saberes e metodologia adequadas, sob pena de não conseguir qualidade no processo ensino e aprendizagem com estes alunos.

São processos comuns aos estudantes nessa etapa da vida, exceto:
Questão: 214712
Banca: Acesso Publico Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
 “A década de 40 pode ser considerada como um período áureo para a educação de adultos. Nela aconteceram inúmeras iniciativas políticas e pedagógicas de peso, tais como: a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário – FNEP; a criação do INEP, incentivando e realizando estudos na área; o surgimento das primeiras obras especificamente dedicadas ao ensino supletivo; lançamento do CEAA – Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, através do qual houve uma preocupação com a elaboração de material didático para adultos e a realização de dois eventos fundamentais para a área: o 1° Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado em 1947 e o Seminário Interamericano de Educação de Adultos de 1949".

In: Moura, Tania Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Universidade Federal de Alagoas - Edufal.2004.

Da década de 1940 aos dias atuais, muitas iniciativas foram tomadas visando a regulamentação e difusão da educação de jovens e adultos. O decreto 5840/06 de 13 de junho de 2006 institui: 
Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:
Questão: 214896
Banca: FGV Prova: Pedagogo Ano: 2015
Diversos autores na área da educação defendem que a andragogia se distingue em termos de método, finalidades e objetivos de uma educação de crianças e adolescentes.
A alternativa que contém apenas pressupostos que caracterizam a Andragogia é:
Questão: 215455
Banca: CEPS-UFPA Prova: Assistente de Alunos Ano: 2015
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atualmente é destinada a