Questões de O Ensino Médio

Questão: 213921
Banca: NUCEPE Prova: Professor Ano: 2015
Dentro da variedade de situações do ensino técnico, considerando-se apenas o ensino técnico subsequente ao médio, para a boa atuação do professor, ele deve saber
Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada: 
A demanda por educação no Brasil está relacionada às mudanças ocorridas em diversas esferas da vida nacional, principalmente as que conduziram a ampliação do sistema de ensino e à diversidade do sistema produtivo. No entanto, o interesse do aluno em frequentar a escola e sua permanência, em larga escala, se deve, em grande parte, à relação da família com a escola, que é mediada por determinantes macroestruturais e também por fatores microestruturais associados:
Questão: 214625
Banca: IF-SC Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
A prática escolar está sujeita a diferentes concepções pedagógicas que delineiam modos de desenvolver metodologias e estratégias de ensino. Cada concepção indica maneiras de compreender as relações entre sujeitos e sociedade, constituindo pressupostos de aprendizagem e posições docentes. Podemos destacar duas tendências pedagógicas que, no decorrer da história da educação, contribuíram para a construção de práticas docentes.

Assinale a alternativa que apresentam CORRETAMENTE essas duas tendências. 
Questão: 214948
Banca: UFMT Prova: Professor de Educação Física Ano: 2015
Projetos para o ensino médio e para a educação profissional técnica que defendem um currículo de caráter integrado, politécnico e omnilateral se sustentam nas proposições de
Questão: 214951
Banca: UFMT Prova: Professor de Educação Física Ano: 2015
Considerando a função social da educação escolar em uma perspectiva de formação politécnica e omnilateral no ensino médio e na educação profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.
Questão: 265248
Banca: IF-PB Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2013

( ) O Ensino Médio Regular no ano de 2013 foi a modalidade que mais teve inscritos para o exame.

( ) O Ensino Médio Educação Especial não apresentou, em 2013, crescimento significativo em relação ao ano de 2012.

( ) A categoria de “Outros”, em 2013, cresceu significativamente em relação a 2012.

( ) Dos dados de todas as modalidades apresentadas, não houve avanços expressivos no total geral de inscritos, considerando-se os anos de 2012 e 2013.

( ) Se compararmos os dados do Ensino Médio Regular com a Educação de Jovens e Adultos – EJA, verifica-se um significativo crescimento no número de inscritos no exame na modalidade de Educação de Jovens e Adultos


A sequência CORRETA é:  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), publicou os indicadores educacionais e dados consolidados sobre o Enem 2013. Dentre esses dados, destacam-se os números de inscrições por modalidade nos anos de 2012 e 2013. Com base na leitura e interpretação dos dados apresentados a seguir, atribua (V) para as questões Verdadeiras e (F) para as questões Falsas.


 

Questão: 265250
Banca: IF-PB Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2013

Com base no artigo 14 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a formação do estudante, e considerando o que é proposto nos currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, atribua (V) para as questões Verdadeiras e (F) para as questões Falsas.


( ) Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.

( ) Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade tecnocrática.

( ) Instrumentais de cada habilitação, por meio da vivência de diferentes situações práticas de estudos e de trabalho

( ) Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.

( ) Fundamentos de empreendedorismo, cooperativismo, tecnologia da informação, legislação trabalhista, ética profissional, gestão ambiental, segurança do trabalho, gestão da inovação e iniciação científica, gestão de pessoas e gestão de qualidade social e ambiental do trabalho. 


A sequência CORRETA é:  

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), diretrizes gerais que possibilitem promover conhecimentos de arte a adolescentes, jovens e adultos deverão contemplar, de modo abrangente,  
A eficácia do processo didático depende do trabalho sistematizado das aulas, conjugando-se objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e formas organizativas do ensino. Nesse sentido, é correto afirmar que o ensino-aprendizagem da arte deve contribuir