Questões de Planejamento Educacional

Questão: 214602
Banca: IF-SC Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Segundo Vasconcellos (2004), o plano de aula “corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático" (p.148).

Dessa forma, o autor destaca que ao realizar o seu plano de aula o professor deverá considerar _________________________________________________ .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima. 
Questão: 265431
Banca: CESPE Prova: Professor Ano: 2013
No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue o item que se segue.

A situação de vida dos estudantes trabalhadores do ensino médio noturno deve ser considerada para garantia do sucesso desses alunos na escola. Para tanto, pode-se ampliar a duração do curso para mais de três anos ou, ainda, reduzir a carga horária total de 2.400 horas.








Questão: 265432
Banca: CESPE Prova: Professor Ano: 2013
No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue o item que se segue.

A situação de vida dos estudantes trabalhadores do ensino médio noturno deve ser considerada para garantia do sucesso desses alunos na escola. Para tanto, pode-se ampliar a duração do curso para mais de três anos ou, ainda, reduzir a carga horária total de 2.400 horas.








Questão: 265433
Banca: CESPE Prova: Professor Ano: 2013
No que se refere ao ensino médio, conforme disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica (2013), julgue o item que se segue.

A situação de vida dos estudantes trabalhadores do ensino médio noturno deve ser considerada para garantia do sucesso desses alunos na escola. Para tanto, pode-se ampliar a duração do curso para mais de três anos ou, ainda, reduzir a carga horária total de 2.400 horas.








Questão: 212618
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Professor - Matemática Ano: 2016

José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, declara:

      (...) A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes (...)

                 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. Pág.222


Nesse trecho, o autor destaca uma das características do planejamento pedagógico, que é: 

Estudos revelam que o planejamento, no contexto escolar, é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado:
Questão: 213102
Banca: FEPESE Prova: Auxiliar de Sala Ano: 2016

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Questão: 213574
Banca: EXATUS-PR Prova: Professor Ano: 2015

Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) O planejamento escolar não assegura a unidade e a coerência do trabalho docente.

( ) O planejamento escolar não inter-relaciona ao plano de aula.

( ) O planejamento escolar é um processo contínuo e dinâmico.

( ) O planejamento escolar deve ser dialógico e flexível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 

Os objetivos são o ponto de partida do processo pedagógico, pois representam as exigências da sociedade em relação à escola, ao ensino e aos alunos ao mesmo tempo em que refletem as opções políticas dos agentes educativos. Os objetivos gerais são explicitados em três níveis de abrangência: pelo sistema escola; pela escola; e pelo professor. Nesse contexto, o nível de abrangência pela escola