Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino

Questão: 212618
Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Prova: Professor - Matemática Ano: 2016

José Carlos Libâneo, em seu livro Didática, declara:

      (...) A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes (...)

                 LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. Pág.222


Nesse trecho, o autor destaca uma das características do planejamento pedagógico, que é: 

Estudos revelam que o planejamento, no contexto escolar, é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado:
Questão: 213102
Banca: FEPESE Prova: Auxiliar de Sala Ano: 2016

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Questão: 213574
Banca: EXATUS-PR Prova: Professor Ano: 2015

Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) O planejamento escolar não assegura a unidade e a coerência do trabalho docente.

( ) O planejamento escolar não inter-relaciona ao plano de aula.

( ) O planejamento escolar é um processo contínuo e dinâmico.

( ) O planejamento escolar deve ser dialógico e flexível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 

Os objetivos são o ponto de partida do processo pedagógico, pois representam as exigências da sociedade em relação à escola, ao ensino e aos alunos ao mesmo tempo em que refletem as opções políticas dos agentes educativos. Os objetivos gerais são explicitados em três níveis de abrangência: pelo sistema escola; pela escola; e pelo professor. Nesse contexto, o nível de abrangência pela escola 
Questão: 213912
Banca: NUCEPE Prova: Professor Ano: 2015
A atitude do professor Romão em recusar-se a planejar, desconsidera principalmente uma das funções do planejamento apontada por Libâneo (2004). Referimo-nos, de forma imediata, à função de

Analise o caso abaixo:

Na rotina do professor Romão, é uma constante aparecer na aula sem a menor ideia do que vai tratar. Não lê, não prepara as aulas, assim, não sabe o tipo de tarefa que vai propor, então inventa na hora e na aula seguinte não se lembra de cobrar os alunos, nem comenta sobre o que havia pedido. Na maioria das vezes não sabe o que vai ministrar, então se põe a conversar com os alunos e a discutir banalidades. Quando é cobrado pela equipe pedagógica da escola, sempre argumenta que não tem tempo de planejar aulas ou que esta tarefa é uma perda de tempo.

Questão: 214617
Banca: IF-SC Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Segundo Vasconcellos (2004), na educação escolar pode-se realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência. Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento do Sistema de Educação

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento Curricular

(4) Planejamento setorial 

( ) Expressa a aprendizagem desenvolvida na escola por determinado período e apresenta caráter interdisciplinar.

( ) Refere-se estritamente ao aspecto didático.

( ) É realizado em âmbito nacional, estadual e municipal.

( ) Representa a proposta de experiências de aprendizagem oferecidas pela escolar.

( ) Compõe-se de marco referencial, diagnóstico e programação.

( ) É o plano dos níveis intermediários ou dos serviços no interior da escola. 

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
Questão: 214639
Banca: IF-SC Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
A prática escolar está sujeita a diferentes concepções pedagógicas que delineiam modos de desenvolver metodologias e estratégias de ensino. Cada concepção indica maneiras de compreender as relações entre sujeitos e sociedade, constituindo pressupostos de aprendizagem e posições docentes. Podemos destacar duas tendências pedagógicas que, no decorrer da história da educação, contribuíram para a construção de práticas docentes.

Assinale a alternativa que apresentam CORRETAMENTE essas duas tendências. 
Leia o texto.

“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação." (Menegolla e Sant'Anna, 2001, p.31)

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento Educacional

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento curricular

(4) Plano de curso

(5) Plano de disciplina

(6) Plano de aula 

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.

( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo