Questões de Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil

Questão: 213386
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
Analise as afirmativas correlatas. I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada." PORQUE II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma." Assinale a alternativa correta.
Questão: 213395
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
“A construção da autonomia, pela escola, requer a superação de um grande número de dificuldades, tanto de caráter burocrático quanto pedagógico." Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que são dificuldades que resultam em limitações, tais como
Sistema é um conjunto de partes integrantes, interdependentes e interativas que formam um todo unitário com objetivos próprios e específicos. Os elementos listados a seguir compõem um sistema, EXCETO:
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que no contexto da sociedade contemporânea, a educação pública tem três objetivos fundamentais que devem servir de base para a construção de todas as escolas públicas. Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, os objetivos previstos de acordo com os autores citados.
Estão corretas as alternativas:
Considerando a Lei nº 11.892, de 2008, em sua seção IV, “Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais”, leia as afirmativas a seguir.

I. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.
II. A reitoria de um Instituto Federal é composta por um Reitor e por cinco pró-reitores.
III. O Colégio de Dirigentes tem caráter deliberativo e é composto pelo Reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus.
IV. O Conselho Superior, de caráter consultivo, é composto por representantes membros dos discentes, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos egressos da instituição, sendo que 50% de sua composição deve ser, obrigatoriamente, preenchida por docentes.
Em relação à Lei nº 11.892, de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, é incorreto afirmar:
Questão: 218908
Banca: VUNESP Prova: Professor - Educação Física Ano: 2014
Com relação à estrutura e à história do sistema de ensino, analise as afirmações a seguir, classificando-as como V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) A Escola, investida pela “Sociedade" de uma função única e exclusivamente técnica, mantém uma relação unívoca com a economia dessa sociedade.

( ) A tarefa da escola é a reprodução da estrutura das relações de classe, pois, uma vez que não possui autonomia alguma, cabe a ela moldar-se segundo a lógica de estruturação da sociedade.

( ) O sistema de ensino possui uma autonomia relativa, isto é, tem o poder de reinterpretar as exigências externas e tirar partido das ocasiões históricas para realizar sua lógica interna.

De acordo com o ponto de vista que Bourdieu defende em sua obra A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo.
Questão: 219705
Banca: COPEVE-UFAL Prova: Professor - Educação Infantil Ano: 2014
O sistema de ensino, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pode ser organizado pelos municípios, configurando o sistema municipal de ensino.
Quando o município não organiza seu próprio sistema, ele
Questão: 272276
Banca: CETRO Prova: Supervisor Escolar Ano: 2008
Analise a tabela a seguir:

Imagem 001.jpg

Segundo sua autora, Mônica G. Thurler (2002), a tabela ilustra um paradigma de funcionamento de um sistema escolar

Questão: 272278
Banca: CETRO Prova: Supervisor Escolar Ano: 2008
Nóvoa (1992) refere-se a importantes contribuições da investigação educacional, nas últimas décadas, que demonstraram a impossibilidade de se isolar a ação pedagógica dos universos sociais que a envolvem. Citando estudos de 1988, realizados por Vala, Monteiro e Lima, argumenta que, em diferentes abordagens, as organizações escolares já foram vistas como máquinas, como organismos e como cérebros e ressalta que a atual tendência é entendê-las como