Questões de Principais Autores

Questão: 272196
Banca: CETRO Prova: Supervisor Escolar Ano: 2008
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Charlot ,
Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que
Questão: 272198
Banca: CETRO Prova: Supervisor Escolar Ano: 2008
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Charlot ,
Na entrevista concedida a Jaime Giolo, Charlot (2005) refere-se ao desafio da educação mundial perante o fenômeno da globalização, dizendo que ele se apresenta em dois problemas, quais sejam:

I. não confundir a informação com o conhecimento, pois este é que corresponde à produção de sentido nas relações com o mundo e com o outro.
II. conseguir que a escola melhore o acesso dos alunos a um maior volume de informações para assegurar a eles bons empregos na sociedade globalizada.
III. enfrentar, na educação, a desigualdade que vai ficando mais forte e dura frente a ela, conforme o saber vai se tornando uma mercadoria.
IV. conseguir que os professores compreendam o sentido missionário que o magistério tem, em termos de produzir as transformações educativas, necessárias ao contexto globalizado.

Escolha a alternativa que reúne os dois problemas que configuram o desafio da educação perante o fenômeno da globalização, citados pelo autor.
Questão: 272200
Banca: CETRO Prova: Supervisor Escolar Ano: 2008
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Cury ,
Cury (2003), em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação, analisa o inciso VI, do artigo 206, da Constituição Federal/88, "gestão democrática do ensino público na forma da lei", estabelecendo relações entre esse princípio constitucional e o atual Conselho Nacional de Educação. Dentre outros aspectos analisados, o autor indica que, pela Lei 9.131/95, o Conselho Nacional de Educação
Questão: 212861
Banca: IF-PE Prova: Assistente de Alunos Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Henri Wallon ,
No TEXTO 06, a personagem Susi, por razões conhecidas, parece não desejar estar próximo a Calvin e fazer com ele a tarefa escolar. Para Wallon (1981, p. 232), no período entre os sete e doze anos (ou mesmo quatorze anos), é comum perceber que as crianças desenvolvem laços de companheirismo que se tornam habituais. Estes laços podem ser percebidos na escola pelo assistente de alunos no momento em que são formados e se perpetuam grupos de amizade entre estudantes. Sobre a formação, manutenção e dinâmica destes grupos, é CORRETO afirmar que


Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”
Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão" (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992). 

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."

II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."

III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Questão: 273136
Banca: FAFIPA Prova: Pedagogo Ano: 2014
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Henri Wallon ,
De acordo com Vallon, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. 

( ) O homem é um ser geneticamente social pois o meio social sobrepõe-se ao meio físico e biológico e é responsável pelo nascimento do psiquismo na criança

( ) Resulta em quatro temas centrais a sua teoria: emoção, movimento, inteligência, afetividade.

( ) Respeitar a criança significa poupá-la das intervenções externas, visto que seu desenvolvimento se dá por fontes exclusivamente endógenas.
Questão: 213705
Banca: FUNIVERSA Prova: Músico Ano: 2015
Observando-se a concepção de José Carlos Libâneo, para que se formulem políticas públicas relacionadas à ressocialização de menores de idade em cumprimento de medidas socioeducativas que façam frente às ideias neoliberais, considerando-se o processo da globalização e a influência desse processo no mundo capitalista, é necessário ter como objetivo(s)
O especialista socioeducativo que, no âmbito de suas atribuições, trabalhe sob a perspectiva crítico-social dos conteúdos, considerando a realidade social e econômica do menor em cumprimento de medida socioeducativa, poderá embasar-se na obra de