Questões de Luckesi

Questão: 213365
Banca: IDECAN Prova: Professor - Ensino Religioso Ano: 2016
Analise os trechos correlatos.

I.   “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

                                                 ASSIM

II.  “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.


O trabalho com adolescentes exige do docente a produção de pautas interacionais pertinentes, ou seja, adequação dos saberes e metodologia adequadas, sob pena de não conseguir qualidade no processo ensino e aprendizagem com estes alunos.

São processos comuns aos estudantes nessa etapa da vida, exceto:
Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:
Questão: 264945
Banca: FUNRIO Prova: Pedagogo Ano: 2014
A avaliação é uma prática das mais cruciais no processo de ensino/aprendizagem.

O processo de avaliação revela os problemas da educação, enquanto indicador das condições da aprendizagem.

Luckesi afirma que o ato de avaliar, com vistas a conseguir obter os melhores resultados possíveis, tem como consequência a disposição de acolher a realidade como ela se apresenta, sendo assim entendida como um ato amoroso, de acolhida.

Para o autor, a avaliação que assim se dá, permite ajuizar a sua qualidade, objetivando dar-lhe suporte de transformação/mudança, se preciso for.

Como ato diagnóstico, a avaliação tem por objetivo...  
Questão: 269213
Banca: CEPERJ Prova: Professor - Matemática Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Luckesi ,
“Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?” (Luckesi – Filosofia da Educação – pág. 97)

Nesse texto, o autor chama a atenção para o “rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais”, referindo-se ao: .


Questão: 269215
Banca: CEPERJ Prova: Professor - Matemática Ano: 2011
Disciplina: Pedagogia Assunto: Principais Autores , Luckesi ,
Luckesi analisa diversas tendências pedagógicas e as características da prática escolar a elas correspondentes. Nesse contexto, considere as observações abaixo, todas relativas a uma determinada tendência pedagógica.

- Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo informações precisas, objetivas e rápidas.

- Os conteúdos de ensino são as informações, princípios científicos, etc, estabelecidos e ordenados por especialistas numa sequência lógica e psicológica.

- A tarefa inicial do professor é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais.

- O professor é apenas um elo entre a verdade científica e o aluno, devendo empregar o sistema instrucional previsto.

- Foi efetivamente introduzida no Brasil no final da década de 1960, com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar então vigente.

Essas características permitem identificar que o autor se refere à: