Questões de Gestão de Pessoas

Questão: 213252
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que  segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.








Analise os trechos correlatos.

I.   “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

                                                 ASSIM

II.  “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.


A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, pois possibilita o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisão. A respeito desse tema, assinale alternativa correta. 
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, assinale a alternativa correta. 
Indique a alternativa em que está apontada a saída mais adequada, no contexto da escola democrática, para melhorar a participação.
CASO:
A professora Juliana, de uma escola pública do Piauí, faz parte da comissão de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de sua escola. Foi indicada por seus pares, mas ficou muito reticente em aceitar a indicação para participar da referida comissão, pois já ouvira muitas vezes na escola falas como a que se segue: “na prática tudo é diferente”; “é muito difícil fazermos o proposto”; “as pessoas não sabem participar”. As frases que a professora Juliana ouviu fazem referência aos obstáculos e limites que surgem quando se implementam processos de gestão colegiada nas escolas.
Questão: 215148
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Em relação às normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue o seguinte item.

A realização dos objetivos compartilhados pelo grupo independe das expectativas individuais de seus membros e das formas de comunicação entre eles, uma vez que os interesses coletivos se sobrepõem aos individuais.









Questão: 215150
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Em relação às normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue o seguinte item.

Grupos menores e coesos exercem maior poder sobre os demais, o que facilita processos de mudança, sobretudo no interior do próprio grupo, devido aos fortes laços afetivos existentes entre os seus membros.









Questão: 215151
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Em relação às normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue o seguinte item.

Grupos podem ser definidos como conjunto de pessoas em interação num determinado período de tempo e que visam a objetivos comuns. Nesse caso, é necessário que cada membro faça a sua parte para que o objetivo seja alcançado.









Questão: 215164
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Na escolha do mediador de equipe, deve-se levar em consideração que, ainda que falte ao candidato a formação profissional ou a especialização para essa tarefa, ele deve demonstrar capacidade de coordenar criativamente o grupo. 









Questão: 215178
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2015
Ainda no que concerne à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item subsecutivo.

Ao finalizar uma reunião de grupo, o técnico deverá avaliá-la para reformular as posteriores, corrigir o que não tenha funcionado adequadamente, ajustar a participação de todos e verificar possíveis causas de desajustes.