Questões de Multiculturalismo e Educação

Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada: 
Em se tratando de políticas inclusivas e participação de estudos de revisão de currículo e programas de ensino, há que se pensar em adequações curriculares que venham como respostas curriculares à diversidade e respeito às diferenças individuais. Uma sociedade democrática, em que os princípios de igualdade e diversidade são patamares sobre os quais as instituições educativas constroem seus currículos, as adaptações curriculares são consideradas, EXCETO:
Freire (1991) destaca como fundamental a construção do currículo, a partir do levantamento do universo vocabular, dentro de um contexto cultural situado. Desse modo, ele diferencia a cultura popular da erudita e, assim o fazendo, opta pela cultura das classes populares. Nessa perspectiva, o currículo, deve ser organizado:
Questão: 219226
Banca: UFCG Prova: Professor de Educação Básica Ano: 2014
Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda:

I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.

II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.

III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas.

Está(ão) correta(s) apenas:
Questão: 272222
Banca: CETRO Prova: Supervisor Escolar Ano: 2008
Ao tratar do multiculturalismo e seus contextos, Luiz A. O. Gonçalves e Petronilha B. Gonçalves e Silva (2002) destacam que, no Brasil,