Questões de Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Questão: 213233
Banca: CESPE Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016

A educação deve ser compreendida como uma amplitude de relações, não se restringindo apenas à vida escolar. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A educação do indivíduo independe do momento histórico por que passe a comunidade na qual ele está inserido.








Analise os trechos correlatos.

I.   “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

                                                 ASSIM

II.  “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.


Com base no paradigma do professor reflexivo e na perspectiva da pesquisa-ação, uma nova forma de avaliação surgiu, tendo como foco central a construção de uma prática avaliativa que supere a avaliação classificatória e autoritária, que se converta em instrumento de aprendizagem a serviço da intencionalidade da ação educativa e cujo campo de atuação seja o contexto da aprendizagem significativa, característica mais condizente com o modelo construtivista. Esse tipo de avaliação 
Em consonância com a expansão, nos anos 1970 e 1980, da indústria cultural no Brasil, e procurando aproveitar esse potencial, as reformas de ensino passaram a destacar a necessidade do uso das novas tecnologias educativas, entre elas:
A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a Psicologia e a Educação tem sido bastante pródiga na discussão das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho. Em função do conjunto de mudanças sociais, políticas e econômicas que vem marcando o final do século XX e o início do século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que cada trabalhador produzirá mais na razão direta de sua maior capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se pela maximização das competências:
A escola contemporânea, caracterizada por ser democrática, está sempre em defesa da humanização, baseada nos princípios de respeito e solidariedade humana, busca assegurar uma aprendizagem significativa. Na perspectiva de atender aos desafios impostos pela sociedade atual, a escola vem se organizando internamente reconhecendo e respeitando as(os):

 “Para que o uso das tecnologias signifique uma transformação educativa, os professores terão que mudar e redesenhar seu papel na escola atual”.(SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.36) .Com base no texto e nos debates sobre o ensino de História e as novas tecnologias, é correto afirmar que:

Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que no contexto da sociedade contemporânea, a educação pública tem três objetivos fundamentais que devem servir de base para a construção de todas as escolas públicas. Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, os objetivos previstos de acordo com os autores citados.