Questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania.

Analise os trechos correlatos.

I.   “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

                                                 ASSIM

II.  “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.


A construção da cidadania passa pela postura ética do professor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. 
Estão corretas:
Os comportamentos escolares, adotados pelos alunos, não somente se reduzem às influências do ambiente doméstico. Fica evidente a necessidade de considerar o papel do aluno como parte ativa de seu próprio percurso e das relações que ele estabelece com outras instâncias de socialização, seja no bairro, no ambiente de trabalho, entre outras formas de interações sociais. Neste sentido, avalie se as dimensões a seguir não podem ser negligencias quando se investiga o processo de socialização do aluno:

I – A faixa etária em que o aluno se encontra.

II – O ensino no Brasil e a tecnologia educacional.

III – Os rumos da educação e a aprendizagem.

IV – As experiências extraescolares do aluno.
A família é um sistema vivo inserido em outros sistemas, figurando a sociedade como um suprassistema. Certamente, nenhum sistema se basta por si só, pois existe uma interdependência constante e permanente entre os sistemas vivos existentes. Isto significa dizer que:
Questão: 214990
Banca: IMPARH Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Assinale a alternativa CORRETA. Os estudos sobre o processo de melhoria da escola propostos por Marchesi e Martín (1998), afirmam que:
Questão: 215716
Banca: IF-PA Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
A interação professor-aluno em sala de aula requer a observação dos aspectos cognitivo e sócio-emocional. Assim, há condições organizativas do trabalho docente que, segundo Libâneo (1992) devem ser observadas, tais como:
Assinale a alternativa correta.
Segundo Libâneo (2004), o trabalho docente, compreendido como atividade pedagógica do educador, considera como principais objetivos:

I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos.

II. Criar as condições e os meios necessários para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento

III. Orientar as tarefas de ensino para os objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real.

IV. Adotar a avaliação diagnóstica como meio eficaz para indicar a evolução do aluno.

V. Centralizar a atividade pedagógica no professor que expõe e interpreta o conteúdo.
Questão: 265322
Banca: CESGRANRIO Prova: Analista - Designer Institucional Ano: 2013

Três colegas conversam sobre a importância da educação escolar.


João – Para mim, educar é uma coisa; instruir é outra. A escola é responsável pelos conteúdos, pelas disciplinas, por ler, escrever e contar. Professor não tem que dar educação e bons modos. É a família que tem de educar, dar os valores, ensinar o que é certo e errado. O problema é que a família não educa mais...


Maria – Eu penso que a escola é uma oportunidade que a sociedade tem de formar todos nos mesmos valores. A escola tem que inculcar os valores da ordem, da civilidade e do bom comportamento nas crianças e nos jovens. Enfim, tem de educar. Se não for assim, fica este caos que vivemos..


Antônio – A educação é uma tarefa de todo mundo: família, escola, igreja, clube de esporte, meios de comunicação, sociedade em geral. Por onde passamos, estamos aprendendo regras, valores e a importância da convivência. Nem sempre são os mesmos valores, mas estamos aprendendo e escolhendo os valores em que mais acreditamos...


Analisando a conversa entre João, Maria e Antônio, verifica-se que

Questão: 267473
Banca: AOCP Prova: Assistente de Alunos Ano: 2013
Sobre cidadania, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Falar em cidadania é falar em direitos. Portanto, falar em cidadania de crianças e adolescentes é dizer que crianças e adolescentes têm o direito a ter direitos.

II. A partir da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes devem ser consideradas sujeitos de direitos.

III. Pela idade, criança e adolescente são cidadãos pela metade, pois sofrem algumas restrições.

IV. Além dos direitos fundamentais inerentes a toda pessoa, crianças e adolescentes são portadores de direitos especiais em razão da sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.