Questões de Tendências Pedagógicas

Questão: 212929
Banca: FUNCAB Prova: Pedagogo Ano: 2016
Libâneo (1995) divide as tendências pedagógicas em dois grupos: “pedagogia liberal” e “pedagogia progressista”. No primeiro grupo estão as vertentes que concebem a educação como: 

Analise o texto abaixo:

Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Questão: 213349
Banca: IDECAN Prova: Professor - Ensino Religioso Ano: 2016
Considerando a pedagogia crítico‐social dos conteúdos ou histórico‐crítica, tendência esta que começou a partir das teorias “crítico‐reprodutivistas", ou seja, da escola como reprodutora das desigualdades sociais, analise.

I. Valoriza os conteúdos científicos e racionais, em oposição aos conteúdos dogmáticos e místicos da escola oficial e da escola religiosa. Interessa‐se mais pela forma de apreensão dos conteúdos.

II. Tem uma postura antiautoritária. Propõe a abolição do sistema punitivo de notas, exames, frequência. Utilizam trabalhos individuais e coletivos, aulas expositivas, métodos de estudo em grupo.

III. A escola não é o único segmento da sociedade responsável pelo processo de ampliação da conscientização política do cidadão, ocorre também na prática social ampla e concreta do cidadão.  

IV. Preocupa‐se com os conteúdos culturais universais. Esses conteúdos científicos foram gerados por toda a humanidade, mas, historicamente, têm sido monopólio de uma minoria que usa como fator de dominação.

V. Não existe um método didático único, abstrato, capaz de servir a todos os conteúdos. Os métodos devem estar subordinados aos conteúdos. Métodos de ensino eficazes, que estimulam a atividade e incentiva o aluno; tem que favorecer o diálogo, o interesse do aluno. O professor é o mediador da relação pedagógica, um elemento insubstituível.

Estão corretas apenas as afirmativas


Questão: 213431
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
Analise os trechos correlatos.

I.   “Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta‐se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações do Instituto Paulo Freire, buscando, a partir do legado de Paulo Freire, consolidar o seu 'Projeto da Escola Cidadã', como resposta à crise de paradigmas."

                                                 ASSIM

II.  “O docente deve formar‐se com a capacidade de refletir sobre sua prática educacional, sobre sua docência, já que é através do processo reflexo que irá se tornar um profissional capaz de construir sua identidade profissional docente. A prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem."

Assinale a alternativa correta.


Questão: 213464
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
Quanto à tendência liberal renovada progressista e seus pressupostos de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
Questão: 213465
Banca: IDECAN Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2016
Sobre a tendência renovada não diretiva, é INCORRETO afirmar que
A tendência pedagógica tradicional, considerando-se o ensino-aprendizagem em artes, é 
Questão: 213665
Banca: FUNIVERSA Prova: Arte - Educador Ano: 2015
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as diferenças fundamentais existentes entre a didática tradicional e a didática moderna.
Questão: 213711
Banca: FUNIVERSA Prova: Músico Ano: 2015
Assinale a alternativa que apresenta o nome da personalidade cuja obra se associa intrinsecamente à abordagem metodológica caracterizada por não aceitar a adoção do discurso do convencimento.
Questão: 213714
Banca: FUNIVERSA Prova: Músico Ano: 2015
Assinale a alternativa que apresenta o nome da personalidade cuja obra se associa intrinsecamente à abordagem metodológica caracterizada por não aceitar a adoção do discurso do convencimento.