Questões IF Sul - MG

Questão: 388683
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,

Os principais idealizadores do INEP e dos Centros de Pesquisas Educacionais – respectivamente Manoel Bergström Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) – defendiam, à época da entrada em funcionamento dessas instituições, a ideia de que a educação era um instrumento fundamental para a estabilidade social e para a própria sobrevivência da nação. Um exemplo de como a educação era identificada por Lourenço Filho, no final dos anos de 1930, e por Anísio Teixeira, nos anos de 1950, como diretamente relacionada à consolidação de um Estado moderno, autônomo e desenvolvido no Brasil pode ser tomado pela relação estabelecida por eles entre a educação e o “complexo de inferioridade” do povo brasileiro diante dos países desenvolvidos. A carência de educação escolar sistemática era entendida como a origem, e o seu oferecimento a toda a população, como a solução para tal problema.

FERREIRA, M.S. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online], vol. 13, n. 38, p. 279-292, 2008. Disponível em:<https://http://www.scielo.br/scielo.php?script+sci_arttext&pid=S1413-24782008000200007&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em: 08 maio 2016.

De acordo com o excerto acima, o INEP:

Questão: 402213
Banca: IF SUL - MG Prova: Assistente em Administração Ano: 2016

Leia a tirinha para responder a esta questão: 

   

Pela leitura da tirinha e pelo contexto, que tem como personagem Armadinho, infere-se que o produtor do texto:

Questão: 236228
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico de Nível Médio - Informática Ano: 2016
Disciplina: Sistemas Operacionais Assunto: Geral ,
Logo, a sequência que correlaciona adequadamente os elementos da primeira coluna com os elementos da segunda coluna é: 

Mesmo descontando suas inúmeras derivações, o Debian é provavelmente a distribuição mais utilizada em servidores e possui um crescimento considerável em computadores Desktop. É sabido que uma das principais características do sistema é sua estabilidade. Ele ainda possui um conjunto de histórico de segurança muito bom e amplamente acompanhado pela comunidade, e os seus repositórios contam com aquele que é o conjunto mais completo de pacotes do universo Linux. Some-se a isso a facilidade de se realizar operações de instalação, atualização e remoção de pacotes e é possível compreender a liderança do Debian em seu nicho.

Embora seja perfeitamente possível operar o sistema de pacotes do Debian via ferramentas gráficas, a maioria dos profissionais de TI ainda prefere a utilização de comandos por meio de um “terminal”. Alguns dos comandos em terminal mais úteis em S.O.s Debian e derivados para gerenciamento de pacotes são os comandos “apt-get”, “apt-cache” e “aptitude”. Sobre estes comandos e sua utilização, temos: 


1ª Coluna                                                             

1. apt-get autoclean                                

2. aptitude search  <regex>                                 

3. aptitude full-upgrade 

4. apt-get autoremove

5. apt-get update

6. apt-cache show foo

2ª Coluna

( ) Remove os pacotes autoinstalados que já não sejam necessários. 

( ) Limpa os pacotes desatualizados do repositório local dos ficheiros de pacotes recebidos.

( ) Mostra informação detalhada acerca do pacote "foo"

( ) Atualiza os metadados do arquivo de pacotes 

( ) Procura pacotes que correspondem à <expressão-regular>.

( ) Instala as versões candidatas dos pacotes instalados removendo outros pacotes caso necessário. 

Questão: 388697
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
Não se constitui atribuição da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE):
Questão: 12173
Banca: IF SUL - MG Prova: Assistente em Administração Ano: 2016
Sobre princípios inerentes ao regime jurídico dos serviços públicos, é CORRETO afirmar:
Questão: 402203
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico de Nível Médio - Informática Ano: 2016
Disciplina: Português Assunto: Geral ,

Leia a tirinha para responder a esta questão: 

   

Pela leitura da tirinha e pelo contexto, que tem como personagem Armadinho, infere-se que o produtor do texto:

José gerencia remotamente os servidores de uma fábrica de sapatos. Para tal, José implementou nos servidores um protocolo de acesso remoto com autenticação de chaves baseada no servidor, com suporte à compressão de dados e encapsulamento do protocolo X11 para execução de aplicativos com interfaces gráficas. Por questão de segurança, José alterou a porta TCP padrão de conexão do protocolo para 2345.

Sabendo-se que José incrementou a porta TCP padrão em 2.323 endereços, assinale a opção referente ao protocolo de acesso remoto implementado por José, considerando sua porta TCP padrão de conexão. 

Questão: 388693
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,

O currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.

Assim, se vemos o currículo como o ponto onde se produzem, de forma positiva, capacidades e habilidades determinadas, ele deve construir uma frente privilegiada de luta de qualquer estratégia de intervenção cultural do processo de transformação. E esse processo de transformação não tem como referência qualquer utopia distante, qualquer destino histórico abstrato e longínquo, mas as relações de poder e subjugação inscritas na vida cotidiana.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis – RJ: Vozes, 1995.

Tomaz Tadeu da Silva, ao trazer à baila a perspectiva contemporânea para o interior do debate sobre currículo, defende, com base no trecho acima, que:

Questão: 388713
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
São princípios da ordem econômica:
Questão: 204214
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico de Nível Médio - Informática Ano: 2016
Disciplina: Governança de TI Assunto: Geral ,

Sobre o planejamento estratégico de TI na gestão pública é possível destacar os seguintes termos:  


1) Descontinuidade dos projetos de TI e inexistência de consultas regulares entre gerentes de TI e demais gerentes acerca dos projetos e serviços;

2)Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período;

3) Absorção da tecnologia dos sistemas críticos para a organização;

4) Diagnóstico situacional e previsões, objetivos, análise de cursos alternativos, programas e projetos com suas metas, recursos a serem empregados, indicação de custos e esquemas de avaliação e controle.

WEBSTER, Ian Lawrence; MOTTA, Alexandre Cesar. Planejamento e gestão estratégica de TI.

RiodeJaneiro:RNP/ESR,2012.Disponívelem<https://www.scribd.com/doc/85806152/Planejamento-eGestao-Estrategica-de-TI>.Acesso em: 4 abr. 2016.


A partir dos termos elencados, a definição de cada um desses termos na ordem em que são apresentados é?