Questões MPE-SC

Questão: 532732
Banca: FEPESE Prova: Analista - Letras Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
De acordo com a Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, assinale a alternativa correta.
Questão: 527679
Banca: FEPESE Prova: Analista - Letras Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Considerando as versões escrita e falada do exemplo dado no texto 5, assinale a alternativa correta. 
Texto 5
Planejando seu texto: falado e escrito
Vamos supor que começássemos a escrever usando a mesma variedade da língua que se usa na fala: chamei ela, a casa que eu moro, tá bem etc. Isso não significaria, em absoluto, que os textos escritos ficariam idênticos ao que vou chamar, por comodidade, de textos falados. Acontece que há outras diferenças, que acabam sendo mais importantes do que as diferenças gramaticais, e que são impossíveis de eliminar, porque não decorrem de convenção social, mas das limitações e recursos do meio empregado: a fala ou a escrita.
Para dar um exemplo: um leitor pode diminuir a velocidade de leitura, e pode reler um trecho se achar que não entendeu direito. Mas um ouvinte não tem esses recursos: se não entendeu, precisa pedir ao falante que repita - e não pode ficar fazendo isso o tempo todo, para não perturbar a própria situação de comunicação, e acabarem os dois se confundindo na conversa. Isso tem consequências para a estruturação do texto. Um autor pode escrever de maneira muito mais sintética, sem repetições e construindo suas frases em um plano amplo, como por exemplo:
O Durval, que toma conta da escola, saiu correndo atrás dos meninos da terceira série, que tinham ido para a rua, a fim de vigiá-los.
Essa frase funciona perfeitamente na escrita. Mas se for falada desse jeito - e principalmente se as outras frases do texto forem todas estruturadas assim - vai ficar difícil de entender. O ouvinte, que não pode voltar atrás, pode não se lembrar de quem é que vai "vigiar'; ou quem são "-los" ou quem é que tinha ido para a rua. Essa passagem apareceria (e, na verdade, apareceu) em um texto falado com a seguinte forma:
aí, saiu o Durval saiu correndo atrás dos menino, né, o que toma conta lá da escola, pra poder, saiu correndo atrás dos menino, poder tomar conta dos menino. Os menino tinha ido pra rua, menino da terceira série.
PERINI, Mário A. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 65-67.
Questão: 538199
Banca: FEPESE Prova: Bibliotecário Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Assinale a alternativa que permiteverificar e/ou ajustar as configurações de data e hora de um dispositivo móvel, utilizando iOS na versão 7.1 em português.
Questão: 552557
Banca: FEPESE Prova: Analista - Arquivologia Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
 Entendendo a preservação não como a perpetuação do bem cultural, mas sim como uma forma de retardar seu processo de deterioração, identifique as afirmativas corretas:
1. Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
2. A instituição deve propiciar condições adequadas de trabalhos em suas instalações. Na falta de recursos humanos, físicos, materiais etc., a instituição deve deixar que a ação do tempo aja naturalmente nos documentos.
3. A ampla divulgação de uma política de preservação dentro das instituições propiciará condições para a tomada de consciência da importância de cada profissional da institui­ção, independentemente da sua função específica, como um agente de preservação.
4. Na preservação de acervos, a conservação não deve ser considerada como uma das medidas prioritárias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Questão: 565593
Banca: FEPESE Prova: Analista - Pedagogia Ano: 2014
Disciplina: Assunto:

Os 4 Pilares da Educação, do século XXI, apresentados por Jacques Delors, são aprender a:

1. aprender

2. entender

3. fazer

4. ter

5. ser

6. querer

7. conviver

Assinale a alternativa que indica todas os itens corretos.

Questão: 552560
Banca: FEPESE Prova: Analista - Arquivologia Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
 Entendendo a preservação não como a perpetuação do bem cultural, mas sim como uma forma de retardar seu processo de deterioração, identifique as afirmativas corretas:
1. Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
2. A instituição deve propiciar condições adequadas de trabalhos em suas instalações. Na falta de recursos humanos, físicos, materiais etc., a instituição deve deixar que a ação do tempo aja naturalmente nos documentos.
3. A ampla divulgação de uma política de preservação dentro das instituições propiciará condições para a tomada de consciência da importância de cada profissional da institui­ção, independentemente da sua função específica, como um agente de preservação.
4. Na preservação de acervos, a conservação não deve ser considerada como uma das medidas prioritárias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Questão: 532735
Banca: FEPESE Prova: Bibliotecário Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
De acordo com a Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, assinale a alternativa correta.
Questão: 590218
Banca: FEPESE Prova: Analista - Letras Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Considerando as vedações incidentes sobre os membros do Ministério Público, é correto afirmar que podem:
Questão: 565587
Banca: FEPESE Prova: Analista - Pedagogia Ano: 2014
Disciplina: Assunto:

Os 4 Pilares da Educação, do século XXI, apresentados por Jacques Delors, são aprender a:

1. aprender

2. entender

3. fazer

4. ter

5. ser

6. querer

7. conviver

Assinale a alternativa que indica todas os itens corretos.

Questão: 578850
Banca: FEPESE Prova: Bibliotecário Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Analise o texto abaixo:
Le Coadic (2004) enfatiza que o componente central de todo sistema de informação é a interação entre __________________________________, seja diretamente ou por intermédio de terceiros.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.