Questões Prefeitura de Cuiabá - MT

Questão: 37335
Banca: FGV Prova: Auditor Fiscal Ano: 2016
Disciplina: Direito Constitucional Assunto: Teoria da Constituição , Classificação das Constituições ,
Edilberto, advogado constitucionalista, idealizou um modelo constitucional com as seguintes características: a primeira parte não poderia sofrer qualquer tipo de alteração, devendo permanecer imutável; a segunda parte poderia ser alterada a partir de um processo legislativo qualificado, mais complexo que aquele inerente à legislação infraconstitucional; e a terceira parte poderia ser alterada com observância do mesmo processo legislativo afeto à legislação infraconstitucional.

À luz da classificação predominante das Constituições, é correto afirmar que uma Constituição dessa natureza seria classificada como
Questão: 271438
Banca: UFMT Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2010
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
PROPOSTA 1

A professora começou passando o seguinte texto na lousa: Onde usar m e n?

Para saber quando empregar o m ou n é preciso conhecer duas regras fundamentais, são elas:

 Antes de p e b usamos sempre a letra m. Ex.: tampa, bomba.  Antes de qualquer outra letra usamos sempre a letra n. Ex.: vento, anda. Todos leram o texto e a professora explicou escrevendo mais exemplos e mostrando o m e o n antes das letras mencionadas nas regras.

Depois os alunos fizeram o seguinte exercício:

Complete com m ou n

de____te to_____bo po____ba

pa____garé so_____bra mo____taria 

PROPOSTA 2

A professora começou fornecendo aos alunos a seguinte lista de palavras: tempo, bambolê, campo, bonde, sombra, lâmpada, dente, pangaré. Em seguida solicitou que, pensando no uso das letras m e n, escrevessem as palavras no seguinte quadro formando dois grupos: 



Cada aluno preencheu o quadro usando seus próprios critérios. Antes de fazer qualquer tipo de correção, foi solicitado que, em duplas, os alunos comparassem o que fizeram e resolvessem os seguintes questionamentos: Quais letras aparecem depois da letra m? E da letra n

Cada dupla expôs suas observações e a professora lançou mais um questionamento: Descobrimos algo interessante em relação ao uso do m e do n nas palavras? A partir das descobertas indicadas pelos alunos, a professora propôs o registro de um texto coletivo com as descobertas da classe sobre o uso das letras m e n na grafia dos sons nasais e a elaboração de regras que pudessem ajudar os alunos que têm dúvida ao escreverem palavras com m ou n.

Para fechar o trabalho, foi passado o seguinte exercício: 

Leia as escritas de algumas crianças que estavam aprendendo a usar as letras m e n. Descubra onde há erro de ortografia, sublinhe a palavra e escreva-a corretamente. Para ajudar essas crianças a não errarem mais, escreva a elas um bilhete explicando o que precisam lembrar sobre o uso do m e do n

a) Nossa enpregada comprou cimco refrigeramtes.

b) O elefamte enfiou a tronba no tamque de água.

Em relação às duas propostas de trabalho com ortografia, considerando os estudos atuais e as indicações dos PCN sobre o assunto, analise as afirmativas.

I - A proposta 1 enfatiza a memorização, entretanto, apesar de a memória ser um fator importante, a aprendizagem da ortografia não é processo passivo e sim uma construção individual que necessita de intervenções didáticas.

II - A proposta 1 é a mais aconselhável porque trabalha com a memória que favorece a tomada de consciência de que a ortografia é sempre definida por regras.

III - A proposta 2 é a mais aconselhável porque as intervenções da professora favorecem a construção e explicitação das regularidades do sistema linguístico.

IV - A proposta 2 não é aconselhável porque propõe atividades que enfatizam o erro e, além disso, a professora não faz a correção imediata das atividades.

Estão corretas as afirmativas 


Questão: 412581
Banca: FGV Prova: Técnico em radiologia Ano: 2015
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
“O leitor com mais de 40 anos deve se recordar que muitos consideravam os cintos de segurança como meros acessórios dos carros...”.
Assinale a opção que indica a frase que completaria de forma coerente esse segmento do texto 2.
Texto 2

            Se as mulheres enfrentam dupla jornada de trabalho, a forma  eficiente de resolver o problema é por meio de mudanças  culturais que tornem os homens mais ativos nos afazeres  domésticos e por meio de boas creches e escolas que deixem as  mães mais tranquilas com o cuidado dos filhos.
           Não parece apropriada a ideia de que um problema de  equidade do mercado de trabalho seja resolvido por uma saída  antecipada deste mesmo mercado, mas, sim, por uma política  efetiva de promoção de igualdade laboral entre homens e  mulheres.
           Alguém pode argumentar que mudanças culturais são difíceis  de concretizar. São, mas não impossíveis. O leitor com mais de 40  anos deve se recordar que muitos consideravam os cintos de
segurança como meros acessórios dos carros e que o cigarro  reinava em propagandas, restaurantes, aviões e salas de aula das  universidades.
Questão: 367340
Banca: FCC Prova: Procurador Municipal Ano: 2014
Com relação às definições contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), considere as seguintes afirmações:

I. Empresa estatal dependente é aquela controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

II. Os municípios não são entes da Federação, para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

III. Empresa controlada é a sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação.

Está correto o que se afirma APENAS em
Questão: 77790
Banca: FGV Prova: Auditor Fiscal Ano: 2016

Ronaldo freou seu veículo pouco antes da faixa de pedestres, em respeito ao sinal de trânsito vermelho. Rafaela, que vinha logo atrás de Ronaldo, também parou, guardando razoável distância entre os carros. Entretanto, Tatiana, que trafegava na mesma faixa de rolamento, mais atrás, distraiu-se ao redigir mensagem no celular enquanto conduzia seu veículo, vindo a colidir com o veículo de Rafaela, o qual, em seguida, atingiu o carro de Ronaldo.

Diante disso, à luz das normas que disciplinam a responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta. 

Questão: 111516
Banca: FGV Prova: Profissional de Nível Superior - Ciências Contábeis Ano: 2015
Disciplina: Contabilidade Pública Assunto: Geral ,
De acordo com a Lei nº 4.320/64, o ato que abrir crédito adicional deve indicar, até onde for possível
Questão: 449619
Banca: UFMT Prova: Procurador Municipal Ano: 2007
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
Em relação ao gênero, pode-se afirmar que o texto é
Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Questão: 476087
Banca: UFMT Prova: Técnico em Desenvolvimento Infantil Ano: 2010
Disciplina: Raciocínio Lógico Assunto: Raciocínio Matemático ,
Para administrar o medicamento de seu filho, a mãe dispõe de quatro colheres conforme figura abaixo. 

                                

                 (DE LAMARE, R. A vida do bebê. 41.ª ed, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.)

Considerando que, a critério médico, devem ser administrados 16 mL do medicamento, assinale a composição INCORRETA de colheres que totaliza essa quantidade.


Questão: 468841
Banca: FGV Prova: Professor - Pedagogia Ano: 2015
Disciplina: Raciocínio Lógico Assunto: Raciocínio Matemático ,

A tabela a seguir mostra parcialmente as quantidades de meninas e de meninos de uma escola que usam óculos.

 

O valor de A+B+C+D+E é 

Questão: 470104
Banca: FGV Prova: Profissional de Nível Superior - Ciências Contábeis Ano: 2015
Disciplina: Raciocínio Lógico Assunto: Geral ,
Uma corrida de 3000 m foi disputada pelas atletas Ana, Bia, Célia, Dalva e Eva. Na reta de chegada foi feita uma fotografia que mostrava a posição relativa das atletas. Nessa foto, Ana está 12 m atrás de Bia que está 32 m à frente de Carla que está 10 m atrás de Eva que está 14 m atrás de Dalva.

Sobre essa foto, considere as afirmativas a seguir.

I. Eva está 10 m atrás de Ana.
II. Ana tem duas atletas à sua frente.
III. Bia está 8 m à frente de Dalva.

Dessas afirmativas,