Questões Prefeitura de Curitiba - PR

Questão: 557954
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.

Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.

Questão: 557939
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
Suponha que, no município onde você atua como enfermeiro no Programa Saúde na Escola (PSE), ocorreu um problema na alimentação do Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES). O problema inviabilizou a transferência dos arquivos de responsabilidade do município. Você sabe que o recebimento dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS/SE/MS) depende da remessa desses dados, mediante a transferência dos arquivos para o SCNES. Tal problema está previsto na Política Nacional de Atenção Básica, com a respectiva solução e condição. Assinale a alternativa que corresponde à forma efetiva de viabilizar o repasse do Fundo Nacional de Saúde para o município, apesar do problema na transmissão dos dados, conforme previsto na Política Nacional de Atenção Básica.
Questão: 557962
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são considerados agravos de saúde pública. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Complicações crônicas de HAS e DM podem ser evitadas ou postergadas com tratamento e controle adequados.
( ) HAS e DM apresentam fatores de risco comuns, como obesidade, dislipidemia e sedentarismo.
( ) HAS e DM são doenças distintas e que não apresentam aspectos comuns.
( ) HAS e DM são doenças de difícil diagnóstico na população de forma geral, porque dependem de controle rigoroso e exames especializados para certificação.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Questão: 557946
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.

Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.

Questão: 557956
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.

Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.

Questão: 557961
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) têm importante repercussão no ciclo gravídico puerperal, podendo resultar em abortamento, infecções intrauterinas e neonatais, malformações ou óbito por complicações. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.
Questão: 557941
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.

Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.

Questão: 557959
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.

Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.

Questão: 525748
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:
1. A atleta acredita que as pessoas da sua comunidade podem se sentir inspiradas a lutar pelos seus sonhos através do exemplo dela.
2. A comunidade indígena de onde Yaci vem já tinha revelado outros 12 talentos da arquearia, mas apenas ela é referência.
3. Por não acreditar que ia seguir com a carreira esportiva, Yaci, paralelamente aos treinos, estudou e chegou a passar no vestibular.
4. Yaci se inspira nos outros atletas indígenas que estão competindo contra ela nas seletivas, afirmando que eles são um exemplo para a sua comunidade.
Assinale a alternativa correta.

O texto abaixo serve como referência para a questão.

Yaci, a indígena que tem tudo para brilhar nas Olimpíadas

Ela venceu a seletiva de tiro com arco e está na reta final para compor a equipe que representará o Brasil nos jogos

    Se muitos indígenas brasileiros ainda utilizam o arco e flecha como instrumento de caça, esse nunca foi o caso de Graziela Paulino dos Santos, a Yaci. Da etnia Karapanã, ela nasceu e cresceu na comunidade Nova Canaã, na zona rural de Manaus, onde sempre frequentou a escola e sonhava em fazer faculdade na capital. Arco e flecha? Só nas comemorações do dia do índio mesmo, quando atirava para celebrar.

    Se alguém contasse para ela, há dois anos, que teria chances de um dia compor a equipe olímpica do Brasil de tiro com arco, ela provavelmente riria descrente. Mesmo assim, quando o projeto Arquearia Indígena da FAS (Fundação Amazônia Sustentável) chegou à comunidade para selecionar jovens para praticar o esporte, ela resolveu tentar.

    Sem praticamente nenhum preparo, competiu com outros adolescentes da região e ficou entre os 12 selecionados que passaram a receber apoio para treinar em Manaus. “Eu nunca sonhei ser atleta e nem tinha muitas esperanças, então continuei com a escola. Passava uma semana por mês treinando e depois voltava para estudar”.

    Boa aluna, Yaci se dedicava muito e sonhava com o dia em que iria fazer faculdade. Quando terminou o colegial, aproveitou a oportunidade de viver na Vila Olímpica, seguir treinando e passar no vestibular. Ingressou na universidade de Ciências Contábeis.

    Assim como sempre foi dedicada e esforçada nos estudos, Yaci passou a dar tudo de si à arquearia. Durante 2015, treinou todos os dias, das oito ao meio dia e das três às cinco e meia. E ainda tinha pique para ir para a faculdade à noite. “Eu me dedico muito e, quando vejo que preciso melhorar em algum ponto, treino para conseguir”, conta. Toda essa dedicação começou a render frutos em janeiro de 2016, quando participou da primeira seletiva para as Olimpíadas, em São Paulo, e ficou em primeiro lugar. Competindo contra ela, havia atletas com mais de dez anos de treinamento, mas ela não se amedrontou.

    A partir de 3 de março, ela vai encarar mais quatro etapas da seletiva final, em combate de arqueiro contra arqueiro, que podem garantir a vaga na equipe olímpica. “Eu treino todo dia direitinho e agora vou treinar mais ainda, para dar meu melhor e tentar essa vaga”, diz Yaci, que não falta a nenhum treino e está cheia de expectativa – mas não quer cantar vitória antes da hora. Para ela, o arco e flecha representam muito mais que um esporte. “Eu sou uma referência para os jovens da minha comunidade. Mesmo pobres, com poucas condições e uma vida muito simples, eles estão vendo que dá para ir atrás dos sonhos”.

    Ela também se orgulha de estar representando sua comunidade indígena para o resto do país. E para conseguir levar sua representatividade para os holofotes dos Jogos Olímpicos e conquistar uma medalha, não vai medir esforços. “Eu quero ser atleta profissional por muitos anos ainda e só trabalhar com contabilidade mais para frente”.

    Vamos torcer para que ela consiga!

(Disponível em: <http://azmina.com.br/2016/02/yaci-a-indigena-que-tem-tudo-para-brilhar-nas-olimpiadas/>. Acesso em 01/03/2016.)

Questão: 557940
Banca: NC-UFPR Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
De acordo com a Lei nº 8.080/90, art. 3º, a saúde tem, como fatores determinantes e condicionantes, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente e o trabalho, entre outros. A instância responsável no Sistema Único de Saúde pelas ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, conforme consta no art. 6º, § 2º, da lei supracitada, é: