Questões Prefeitura de Goiânia - GO

Questão: 402277
Banca: CS-UFG Prova: Assistente Administrativo Ano: 2016
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
A ideia principal do texto é

Leia o texto para responder à questão.

Texto I

Educar para colher

Adriana Gomes

    Responsabilidade, autoconfiança, habilidades no relacionamento interpessoal, boa comunicação, versatilidade, espírito de equipe, realização de trabalhos com qualidade, automotivação e autogestão são atributos dos bons profissionais e características altamente desejáveis no mercado de trabalho. Entretanto, encontrar todas essas competências em uma só pessoa está cada vez mais difícil.


     De qualquer maneira, fica a dica para quem deseja ter sua empregabilidade aumentada em tempos de crise. A mensagem serve também para empresas e instituições de ensino que estejam interessadas em desenvolver seus potenciais (colaboradores e alunos). As competências comportamentais, ou "soft skills", são tão ou mais desejadas que as técnicas. O problema é que elas não são tão fáceis de serem desenvolvidas.


Um trabalho em conjunto entre aqueles que querem aprender e aqueles que podem ensinar só resultaria num círculo virtuoso. Escolas, universidades e a experiência profissional em uma organização favorecem o processo de socialização e a aprendizagem.

   

 Imagine a responsabilidade e a oportunidade que essas instituições, seus gestores e líderes têm nas


mãos de fazer um excelente trabalho, no sentido de informar sobre as melhores práticas, motivar, influenciar e desenvolver o espírito do que é ser um excelente profissional.

   

 O que eu vejo, entretanto, é que falta a muitas empresas e instituições de ensino essa visão de


propósito, de fazer o melhor. Muitos se perdem no caminho, realizando a sua atividade de maneira estanque: aos olhos do aprendiz, as ações parecem sem sentido e desconectadas. As pessoas atuam como reprodutores, sem sentido e sem emoção.

    

Educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento: implica estimular o raciocínio, ajudar a


aprimorar o senso crítico e as faculdades intelectuais e morais. Quem educa deve oferecer o necessário para que a outra pessoa consiga desenvolver plenamente a sua personalidade.

   

      Agindo como educadores, empresa e escolas poderão contribuir imensamente para o aprimoramento

das competências comportamentais tão desejadas. Essa é uma visão de longo prazo. É preciso investir para poder colher. 


Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/2014/12/1558384 educar-para-colher.shtml>- . Acesso em: 15 abr. 2016.

Questão: 388735
Banca: CS-UFG Prova: Auxiliar de Atividades Pedagógicas Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos.

O PDI deve abranger um período de
Questão: 93436
Banca: CS-UFG Prova: Procurador Ano: 2015
As normas legais trabalhistas acerca da remuneração e salário estabelecem que:
Questão: 57287
Banca: CS-UFG Prova: Auditor Tributário Ano: 2016
Disciplina: Direito Penal Assunto: Crimes contra a administração pública ,
Configura-se crime de excesso de exação se o funcionário público
Questão: 124505
Banca: CS-UFG Prova: Assistente Administrativo Ano: 2016
Disciplina: Matemática Assunto: Geral ,
Considere a equação (x 2−2xi−1)(x 2 +2 xi−1)=0, onde i=√−1 . Qual o gráfico cujos pontos destacados, sobre uma circunferência de raio 1 no plano de ArgandGauss, são representações geométricas das raízes dessa equação?
Questão: 321774
Banca: CS-UFG Prova: Procurador Ano: 2015
Disciplina: História e Geografia de Estados e Municípios Assunto: Geral ,
O episódio narrado teve como consequência um dos mais importantes conflitos da história de Goiás, que se caracterizou pela luta entre

Leia o fragmento apresentado a seguir.

É no percurso de retorno à cidade de Pedro Afonso que os irmãos José e João Porfírio se depararam com uma região de serras, muito fértil, com vários ribeirões e pontas de mato em torno das grotas e grotões. Um lugar diferente dos velhos e secos cerrados que cobrem quase todo o norte goiano. Era uma área vazia, com pouquíssimas fazendas, quase só de terras devolutas, que o estado de Goiás pretendia colonizar. Ali parecia um bom lugar para se morar e criar os filhos. Decidiram, então, levar suas famílias para lá e convidar outros conhecidos que, como eles, buscavam uma terra onde plantar. Retornaram a Pedro Afonso, prepararam a mudança e, meses depois, voltaram.


STARLING, Heloisa Maria Murgel; BRAGA, Pauliane de Carvalho. Sentimentos da terra: imaginação de reforma agrária, imaginação de república. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2013. p. 100. (Adaptado).

Questão: 211854
Banca: CS-UFG Prova: Assistente Administrativo Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
O planejamento educacional representa um processo imprescindível em todos os setores da atividade educacional. É uma decorrência das condições associadas à complexidade da educação e da necessidade de sua organização, assim como da intenção de promover mudanças e de produção de novas situações, de forma significativa no processo educacional. Nesse sentido, o planejamento constitui:
Questão: 66471
Banca: CS-UFG Prova: Auditor Tributário Ano: 2016
Disciplina: Noções de Informática Assunto: Segurança da Informação ,
Na atual sociedade, a segurança da informação tem se tornado um elemento essencial para a sobrevivência de uma instituição, seja esta pública, seja privada. Uma das boas práticas em segurança da informação é orientar os usuários a seguirem fielmente as políticas institucionais de elaboração e uso de senhas. Por exemplo, todo usuário de uma determinada instituição deve 
Questão: 388745
Banca: CS-UFG Prova: Auxiliar de Atividades Pedagógicas Ano: 2016
Disciplina: Português Assunto: Geral ,
Uma reescritura possível para o trecho “Com o mesmo pano, executou com maestria aqueles movimentos rápidos em torno da biqueira, mas a todo instante o usava para enxugar-se — caso contrário, o suor inundaria o meu cromo italiano.” (l. 21-24), respeitando-se a norma-padrão e mantendo-se o sentido original, está assinalada em  


Questão: 157234
Banca: CS-UFG Prova: Auditor Tributário Ano: 2016
Sobre a limitação do poder de tributar, assinale a alternativa correta.