Questões Prefeitura de Terra Alta - PA

Questão: 558420
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Os surtos de doença transmitida por alimento (DTA) possuem algumas características que demandam procedimentos especiais. Muitas vezes é difícil estabelecer a etiologia da doença, pois, em geral, estes surtos são produzidos por vários agentes etiológicos e se expressam por variadas manifestações clínicas. Por essa razão, diferentemente das outras doenças também importantes para o Sistema de Vigilância Epidemiológica, não há definições de casos preestabelecidas. A notificação de casos só se torna obrigatória quando se suspeita de ocorrência de surto. A partir do exposto as seguintes orientações devem ser feitas no momento da notificação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) evitar que os alimentos suspeitos continuem a ser consumidos ou vendidos.
( ) guardar, sob refrigeração, todas as sobras de alimentos, na forma em que se encontram acondicionados, até a chegada do grupo encarregado da investigação.
( ) preservar as embalagens e respectivos acondicionamentos, quando a suspeita estiver relacionada a produtos industrializados.
( ) orientar os doentes a não se automedicar e, sim, procurarem o serviço de saúde.
( ) Dispersar a população, eliminar os alimentos suspeitos do surto e orientar o grupo encarregado da investigação. 
Questão: 558422
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Os animais peçonhentos podem estar presentes em vários tipos de ambientes. No caso de serpentes, há espécies que vivem em ambientes florestais e aquelas que ocorrem em áreas abertas, como campos, cerrados e caatingas, o que torna inviável o monitoramento da presença desses animais na natureza. Em relação as medidas de proteção individual para evitar acidentes. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Não andar descalço: sapatos, botinas sem elásticos, botas ou perneiras devem ser usados pois evitam 80% dos acidentes.
( ) Olhar sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer.
( ) Verificar se existe algum animal peçonhento com as mãos, tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras,
( ) Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem.
( ) No amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que as serpentes estão em maior atividade.
 
Questão: 558425
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Uma investigação epidemiológica envolve o exame do doente e de seus contatos, com detalhamento da história clínica e de dados epidemiológicos, além da coleta de amostras para laboratório (quando indicada), busca de casos adicionais, identificação do(s) agente(s) infeccioso(s) quando se tratar de doença transmissível, determinação de seu modo de transmissão ou de ação, busca de locais contaminados ou de vetores e identificação de fatores que tenham contribuído para a ocorrência dos casos. O exame cuidadoso do caso e de seus comunicantes é fundamental, pois, dependendo da enfermidade, pode-se identificar suas formas iniciais e instituir rapidamente o tratamento (com maior probabilidade de sucesso) ou proceder o isolamento, visando evitar a progressão da doença na comunidade. Pode-se dizer, de modo sintético, que uma investigação epidemiológica de campo consiste na repetição de algumas etapas. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Consolidação e análise de informações já disponíveis.
( ) Conclusões preliminares a partir dessas informações.
( ) Apresentação das conclusões preliminares e formulação de hipóteses.
( ) Definição e coleta das informações necessárias para testar as hipóteses.
( ) Reformulação das hipóteses preliminares, caso não sejam confirmadas, e comprovação da nova conjectura, caso necessária.
( ) Definição e adoção de medidas de prevenção e controle, durante todo o processo.
Questão: 558424
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. A partir do exposto julgue os itens abaixo, indicando quais são os princípios e diretrizes gerais da atenção básica.

I - Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e nos determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território, sempre em consonância com o princípio da equidade;
II - Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.
III - Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
IV - Coordenar a integralidade em seus vários aspectos.
V - Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.
 
Questão: 558416
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Segundo Brasil (2009), algumas espécies de escorpião são extremamente adaptadas a ambientes alterados pelo homem. Esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza. Já nas áreas urbanas, medidas devem ser adotadas para que seja evitada a sua proliferação, por meio de ações de controle, captura (busca ativa) e manejo ambiental. De acordo com o inciso 10 do art. 3º da Portaria MS/GM nº 1.172, de 15 de junho de 2004, referente à organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e às atribuições relacionadas à vigilância em saúde, a responsabilidade de registrar, capturar, apreensão e a eliminação, cabendo a quem supervisionar, acompanhar e orientar essas ações, de acordo com o exposto acima marque a alternativa correta. 
Questão: 558417
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
A dengue é um agravo de notificação compulsória segundo a (Portaria GM/MS nº 5 de 21 de fevereiro de 2006) e, portanto, todos os casos suspeitos devem ser obrigatoriamente, notificados à Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com Brasil (2009), a dengue é uma doença viral aguda e de rápida disseminação. A notificação oportuna dos casos é medida essencial para que a vigilância seja capaz de acompanhar o padrão de transmissão da doença na área e a curva endêmica. Leia as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA que identifica qual das atividades durante o período epidêmico e não epidêmico é de responsabilidade do estado e do município.
Questão: 558419
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
O sistema de notificação deve estar permanentemente voltado para a sensibilização dos profissionais e das comunidades, visando melhorar a quantidade e a qualidade dos dados coletados, mediante o fortalecimento e a ampliação da rede. Todas as unidades de saúde (públicas, privadas e filantrópicas) devem fazer parte do sistema, como, também, todos os profissionais de saúde e mesmo a população em geral. Não obstante, essa cobertura universal idealizada não prescinde do uso inteligente da informação, que pode basear-se em dados muito restritos, para a tomada de decisões oportunas e eficazes. Levando em foco os aspectos que devem ser considerados na notificação. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Notificar a simples suspeita da doença ou evento. Não se deve aguardar a confirmação do caso para se efetuar a notificação, pois isso pode significar perda da oportunidade de intervir eficazmente.
( ) Os resultados laboratoriais vinculados à rotina da vigilância epidemiológica não complementam o diagnóstico de confirmação de casos e, muitas vezes, descartado da fonte de conhecimento de casos ou de eventos que foram notificados.
( ) O caráter não compulsório da notificação implica responsabilidades formais para todo cidadão e uma não obrigação ao exercício da medicina, bem como de outras profissões na área de saúde. Mesmo assim, sabe-se que a notificação nem sempre é realizada, o que ocorre por desconhecimento de sua importância e, também, por descrédito nas ações que dela devem resultar. 
( ) A notificação tem de ser sigilosa, só podendo ser divulgada fora do âmbito médico-sanitário em caso de risco para a comunidade, respeitando-se o direito de anonimato dos cidadãos. 
( ) O envio dos instrumentos de coleta de notificação deve ser feito mesmo na ausência de casos, configurando-se o que se denomina notificação negativa, que funciona como um indicador de eficiência do sistema de informações. 
Questão: 558421
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
A expressão vigilância epidemiológica passou a ser aplicada ao controle das doenças transmissíveis na década de 1950, para designar uma série de atividades subsequentes à etapa de ataque da Campanha de Erradicação da Malária, vindo a designar uma de suas fases constitutivas. Tratava-se, portanto, da vigilância de pessoas, com base em medidas de isolamento ou de quarentena, aplicadas individualmente e não de forma coletiva. Originalmente, essa expressão significava “a observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos”. A partir do exposto leia as assertivas e marque a resposta correta que identifica segundo o Ministério da Saúde o conceito de vigilância epidemiológica.
Questão: 558418
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
De acordo com Brasil (2009), a vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. Subsidiariamente, a vigilância epidemiológica constitui-se em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas correlatas. A partir do exposto julgue os itens abaixo indicando quais são as funções da vigilância epidemiológica:
 I. Coleta de dados;
II. Processamento de dados coletados;
III. Análise e interpretação dos dados processados;
IV. Recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
V. Promoção das ações de prevenção e controle indicadas; 
VI. Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
VII. Divulgação de informações pertinentes;

Questão: 558423
Banca: INAZ do Pará Prova: Agente Epidemiológico Ano: 2015
Disciplina: Assunto:
Os roedores se proliferam demasiadamente em nosso meio, porque o homem e a sociedade como está organizada, fornecem, de forma abundante, o que os roedores necessitam para sobreviver: alimento, água e abrigo, isto gera consequentemente, um desequilíbrio populacional destes animais que causam prejuízos econômicos e a transmissão de graves doenças ao homem e aos animais domésticos ou de criação. A vigilância epidemiológica tem o papel de criar ações estratégicas para o controle desses roedores. Com relação a estas estratégias marque a alternativa correta: