Questões UNIRIO

Questão: 581145
Banca: CESGRANRIO Prova: Fisioterapeuta Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

A posição prona é largamente utilizada nas unidades de terapia intensiva neonatais e tem diversos efeitos sobre os recém-nascidos internados.

Quais as possíveis repercussões do uso da posição prona para o recém-nascido apresentado na situação -problema?

Leia atentamente a situação-problema abaixo e, com base no exposto, responda à questão.

AVS, sexo masculino, nascido com 25 semanas de idade gestacional há 4 dias. Evoluiu com a síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido, necessitando de 3 doses de surfactante pulmonar exógeno. No momento, ventila mecanicamente, em modo SIMV+PSV, FiO2 de 60%, bem adaptado ao ventilador mecânico. Estável hemodinamicamente, sem sedação. Síntese do exame físico: Recém-nascido corado, hidratado, anictérico, ativo e reativo ao manuseio. FR = 50 irpm; FC = 142 bpm; Temperatura corporal de 36,8º C; SaO2 = 89% e Escala NIPS= 2 (sem dor no momento do exame). À inspeção, apresenta extensão corporal, com abdução e rotação externa da articulação coxo-femoral, hipotonia global, ombros e esterno elevados com aumento do diâmetro látero-lateral e ântero-posterior do tórax. Ausculta pulmonar com murmúrio vesicular audível, com estertores crepitantes difusos e secreção em média quantidade. Tratamento fisioterapêutico instituído: 1. Cinesioterapia respiratória e motora global; 2. Técnica de expiração lenta prolongada; 3. Aspiração do tubo orotraqueal e das vias aéreas superiores e; 4. Posicionamento terapêutico na posição prona (com uso de coxins e rolos), durante a primeira hora subsequente ao atendimento.

Questão: 581146
Banca: CESGRANRIO Prova: Fisioterapeuta Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
A ausculta pulmonar é um procedimento semiológico essencial para a avaliação e definição de metas, objetivos e técnicas a serem usadas durante o tratamento fisioterapêutico. A situação-problema descrita menciona a presença de estertores crepitantes difusos à ausculta pulmonar. Qual a possível explicação para a presença de tais ruídos adventícios no recém-nascido em questão e qual conduta deve ser escolhida com o objetivo de resolver e/ou minimizar as causas de tais ruídos?
Questão: 519658
Banca: UNIRIO Prova: Estatística Ano: 2009
Disciplina: Assunto:
É correto afirmar que o produtor do texto discorda do (da)
Questão: 571444
Banca: CESGRANRIO Prova: Médico do trabalho Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
Um determinado hospital selecionou por concurso dez auxiliares de enfermagem para trabalhar no Serviço de Emergência, em turnos rodiziantes. No exame admissional de uma das candidatas, foi constatado que ela apresentava história patológica pregressa de asma brônquica, esteroide-dependente, além de episódios eventuais de depressão desde a adolescência. Ao exame físico, a candidata apresentava-se emagrecida, com ausculta pulmonar acompanhada de discretos sibilos expiratórios. Diante dessa situação, a conduta mais adequada do médico do trabalho seria a de considerar a candidata
Questão: 519659
Banca: UNIRIO Prova: Estatística Ano: 2009
Disciplina: Assunto:
Considerando a estrutura do texto e seu propósito comunicativo, o texto I é caracterizado como
Questão: 597611
Banca: CESGRANRIO Prova: Fonoaudiólogo Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
As alterações vocais são comuns em quadros de disfagia. A incapacidade do paciente em produzir oposições entre sons graves e agudos, assim como escalas ascendentes e descendentes quando solicitado, leva o avaliador a inferir
Questão: 557463
Banca: CESGRANRIO Prova: Enfermeiro Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
O protocolo de Classificação de Risco em Obstetrícia é uma ferramenta de apoio à decisão clínica e uma forma de linguagem universal para as urgências obstétricas.
Qual situação ou queixa NÃO guarda correspondência com a indicação da cor vermelha?
Questão: 560881
Banca: CESGRANRIO Prova: Psicólogo Clínico Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

L ficou muito feliz com o nascimento de seu filho. No entanto, poucos dias depois do parto, passou a chorar sem estar triste e apresentar um comportamento hostil com seu marido e sua mãe. Ao avaliar o seu quadro, a equipe que a acompanha salientou que L estava com um distúrbio emocional transitório, não necessitando de um tratamento medicamentoso.

De acordo com o quadro descrito, qual foi o transtorno psiquiátrico puerperal que acometeu L?

Questão: 581151
Banca: CESGRANRIO Prova: Fisioterapeuta Ano: 2016
Disciplina: Assunto:

A distribuição da ventilação pulmonar no recém-nascido, posicionado em decúbito lateral, apresenta algumas diferenças em relação ao padrão observado em adultos. Tal conhecimento pode contribuir para a ação fisioterapêutica na UTI neonatal em diversas situações clínicas.

Com relação ao comportamento da ventilação pulmonar nas áreas independentes e dependentes da força da gravidade em neonatos em decúbito lateral, sabe-se que

Questão: 557430
Banca: CESGRANRIO Prova: Instrumentador Cirúrgico Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente. Esses procedimentos necessitam da participação efetiva do enfermeiro visando assegurar o gerenciamento desses resíduos. Assinale a opção que contém afirmativas verdadeiras sobre o gerenciamento dos RSS.