Questões de Concurso de Modelagem de Processos de Negócio (BPM)

Questão: 328487
Banca: CESPE Prova: Auditor de Controle Externo Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,

No que se refere à modelagem de processos de negócio e às metodologias utilizadas para desenvolvimento de softwares, julgue o item que se segue.

Na modelagem de processos de negócio, o BPMN (business process model and notation) requer que os gateways sejam representados com círculos e as atividades, com retângulos arredondados.








Questão: 328488
Banca: CESPE Prova: Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,
Assinale a opção correta a respeito da gestão de processos de negócio (BPM – business project management).
Questão: 328489
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,
A respeito da abordagem por processos, julgue o item que se segue.

Diagramas, mapas e modelos de processos se distinguem, principalmente, por seus propósitos, pelo volume de informação de que dispõem e por serem elaborados em diferentes momentos e estágios de conhecimento sobre o processo.









Questão: 328490
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,
A respeito da abordagem por processos, julgue o item que se segue.


A BPMN (business process management notalion) é uma ferramenta complexa que auxilia a organização no gerenciamento de grande parte do ciclo de vida do processo de negócio.








Questão: 328491
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,
A respeito da abordagem por processos, julgue o item que se segue.

Os core processes, também denominados processos primários ou essenciais, tendem a expressar a cadeia de valor das organizações quando agrupados a outros processos da mesma natureza, propiciando uma visão abrangente acerca da criação de valor aos clientes.









Questão: 328492
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,
A respeito da abordagem por processos, julgue o item que se segue.

Os processos de suporte ou de apoio são caracterizados pelo vínculo marcante com a visão funcional tradicional e por não entregarem valor diretamente ao cliente.









Questão: 328493
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,
A respeito da abordagem por processos, julgue o item que se segue.

Na arquitetura organizacional orientada a processos, a função do analista de negócio é analisar as necessidades tecnológicas, avaliar os processos atuais, propor soluções e sugerir melhorias, além de apoiar os donos dos processos com informações relevantes para a tomada de decisão, quando for constatada a necessidade de mudança.









Questão: 328494
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,

A respeito das técnicas e práticas utilizadas em modelagem e análise de processos, julgue o item subsecutivo.

A análise de ciclo de tempo possibilita conhecer o tempo total de realização das atividades de um processo, que consiste na medida das atividades desde o momento da entrada (input) até o momento da criação da saída (output).








Questão: 328495
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,

A respeito das técnicas e práticas utilizadas em modelagem e análise de processos, julgue o item subsecutivo.

A modelagem de processos ocorre, basicamente, nos cenários futuro (to be) e como deveria ser (should be).








Questão: 328496
Banca: CESPE Prova: Analista Ano: 2016
Disciplina: Modelagem de Processos de Negócio (BPM) Assunto: Geral ,

A respeito das técnicas e práticas utilizadas em modelagem e análise de processos, julgue o item subsecutivo.

No início da análise de processo, recomenda-se a profissionais de BPM (business process management) a realização de workshops de apresentação e de nivelamento de conhecimentos e expectativas com os principais envolvidos no projeto.